29 de dezembro de 2012

Um final de ano perfeito!

Por Nathália Penteado

27.12.11-Cor-do-ano-novo-www.eusoufashion.com-Vanessa-Melo-3Eu me pergunto: de onde será que surgiu a tradição de comemorarmos o ano novo?

Segundo o Wikipédia, a comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) – uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado). A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo e, normalmente, envolve queima de fogos de artifício em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessas e simpatias.

Será que alguém pensa nisso no ano novo? Acredito que não, confesso que nem eu sabia disso, mas achei interessante a forma de como isso se espalhou pelo mundo. Neste ano novo vou lembrar com toda a certeza em Jano, olhando para frente sem esquecer do passado.

Não quero fazer metas para o ano que vem, pois nem sempre metas nos ajudam a ir para frente. Quero ser coerente com o que está acontecendo com a minha vida e com o que o futuro me reserva. Creio que eu apareça aqui de novo somente na segunda, véspera de ano novo. Então já me vou!